segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tibau elege universitário para mandato tampão


   Cézar Alves
Rafel Freire, de apenas 22 anos, foi eleito prefeito de Tibau.
     Rafael Freire, de apenas 22 anos, foi eleito prefeito de Tibau.
Tibau -   O universitário Rafael Freire, de 22 anos, filiado ao PMDB, é o novo prefeito de Tibau. Disputando com outros três candidatos, Freire venceu com 249 dos votos de diferença para o segundo colocado, no caso, a vereadora/prefeita interina Evaneide Fernandes, Neinha, do PSB. O resultado da eleição suplementar foi anunciado pela juíza eleitoral Uefla Fernandes às 17h40. Freire obteve 1.452   votos, o que representa 47,31% dos votos válidos. O prefeito eleito em outubro de 2008, Francisco             Diniz (PSB), foi cassado pela Justiça Eleitoral, por entender que ele se elegeu comprando votos.  O cargo passou a ser administrado pela presidenta da Câmara, Evaneide Fernandes, conhecida por Neinha, do PSB. 

O município de Tibau tem aproximadamente 5 mil habitantes e está distante 42 quilômetros de Mossoró. É o principal reduto dos mossoroenses no período férias escolares. Apesar de seu potencial para o turismo, tem evoluído pouco nos últimos dez anos.

O município é novo. Foi emancipado politicamente de Grossos em 1995. Apesar de pouco tempo, a prefeitura de Tibau deve cerca de R$ 1,6 milhão. Está endividado com restrições cadastrais no Tribunal de Contas da União e no Tribunal de Contas do Estado.

O quadro administrativo é preocupante. Até os telefones da Câmara e da Prefeitura estão cortados. 60% das ruas da área urbana não têm calçamento,  nem drenagem. 

Na área de Educação, os professores reclamam de defasagem salarial e que não recebem o piso nacional do magistério.  O lixo é visto na orla e também nas ruas. A coleta não tem sido regular. 

É este cenário que o novo prefeito de Tibau, Rafael Freire, que é filho do ex-prefeito Sidrônio Freire, terá de encarar de agora em diante. “Pela situação caótica do município, não dá pra prometer nada em termos de obras de infra-estrutura”, diz o novo prefeito.

O primeiro passo para gerenciar o que ele classificou como caos, “é ingressar com ações na Justiça para retirar o município de Tibau da inadimplência, com um trabalho paralelo para melhorar a educação e recuperar a saúde pública”, diz o prefeito eleito Rafael Freire.

O jovem estudante disse que espera contar com os senadores Garibaldi Alves (PMDB), José Agripino (DEM) e Rosalba Ciarline (DEM) para conseguir recursos em Brasília para investir no calçamento e drenagem das ruas de cidade e também na estrutura de turismo.

Conforme o calendário da eleição, a juíza Uefla Fernandes vai diplomar o novo prefeito eleito no dia 5 de julho. A Câmara Municipal terá de empossá-lo no cargo de prefeito no dia 16 de julho. A juíza classificou a eleição como tranquila e agradeceu o apoio da Policia Militar, Civil e Federal, que garantiram a segurança do pleito.

Extraído do site da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário